Desafio das Serras 80k – “Completa no quesito montanha” by Julio Fagundes

Atualmente existem vários meios de procurar provas e um site que eu utilizo para para buscar provas é o adventuremag.com e por meio deste elaboro meu calendário onde procuro realizar 2 provas longas por semestre, optei pelo Desafio por ser uma prova com percurso desafiador e ao mesmo tempo muito bonito, pela distância, altimetria acumulada e por ser uma prova de estágio o que faz com que todos os treinos e estratégias sejam diferente de uma prova longa normal.

O primeiro dia atendeu todas expectativas, com mais de 2500 m de altimetria acumulada, um primeiro down hill que fluiu perfeitamente, um segundo muito desafiador e perigoso mas que consegui finalizar sem nenhum acidente e o estradão que teve uma ajuda da chuva para refrescar no final . A alimentação e hidratação funcionaram bem assim como nos treinos onde eu consumi (1cap de sal+1 cap de BCAA) mais 1 rapadura nas horas impares e (1cap de sal+1 cap de BCAA )  mais 1 Gel nas horas pares. Finalizei o primeiro dia com 6:39h.

14264943_10207139116943070_110616598120923268_n

Chegando no acampamento fiz um pouco de gelo rs* (entrei em um caixa d´agua bem gelada) e fiz massagem que acredito que ajudaram bastante para o segundo dia, a refeição estava boa mas acredito que aqueles que chegaram um pouco mais tarde não tiveram a mesma impressão pois alguns itens acabaram.

Dormi bem e acordei tranquilo para tomar um belo café da manhã e largar tranquilo no segundo dia de prova que esperava ser mais rápido e realmente foi, onde consegui manter o pace planejado nas retas, e nas subidas que não foram poucas como eu imaginava, eu acabei andando mas nada que interferi-se o planejado, com exceção de umas abelhas que picaram vários atletas inclusive eu e acabei por parar para ajudar um atleta e também tomar um antialérgico para não ter problemas, por minha sorte nada aconteceu e finalizei o segundo dia com 4:14, com uma sensação maravilhosa de dever comprido e realização por sentir que os treinos funcionaram, que tive um bom aproveitamento durante a prova e finalizei com um tempo muito melhor que eu imaginava.

Gostaria de ressaltar os treinos da Pace pois é a primeira vez nestes 5 anos que corro onde estou planilhando e já senti um resultado. Mudei fazem 2 meses para SP, no início tive receio com relação aos meus treinos mas a um pouco mais de um mês comecei a fazer um funcional excelente na Gaff Studio com apoio do professor Fábio Rocha que acredito também já ter me ajudado e com certeza ambos treinos serão de grande valia para as minhas próximas provas.

Para finalizar o Desafio foi um excelente prova com boa organização e completa no quesito MONTANHA e é uma prova que vale a pena fazer parte do calendário dos amantes do trailrun.

Leave a Reply