Descobri na corrida uma sensação única – by Mi Giese

Meu nome é Milene Giese, sou de São José dos Campos e essa é minha história na corrida… Um belo dia a empresa onde trabalhava patrocinou uma corrida em minha cidade, e todos os funcionários ganharam uma inscrição. Mas eu nem dei bola, afinal não aguentava correr nem 5 minutinhos, não tinha fôlego e nem vontade de correr!! Na época fazia apenas musculação, 4 vezes na semana…. Mas veja como são as coisas….uma das funcionárias da empresa era corredora, e de tanto insistir e dizer que seria legal, que eu iria gostar, que se eu treinasse eu conseguiria, eu resolvi topar o desafio…. Bom, desafio topado, conversei com meu professor da academia que passou um treino para eu correr 5km em 2 meses… Lembro muito bem, que meus primeiros 5km foram feitos na esteira em incansáveis 39 minutos não foi fácil…mas desistir não era uma opção!!!

Foram 2 meses de treinamento…e quanto mais se aproximava do dia da prova, mais ansiosa eu ficava… no dia anterior a prova, mal dormi, parecia que estava indo para uma competição, fiquei nervosa, com dor no estômago, com medo de não conseguir. Quando cheguei na prova, me encantei com a energia do evento, com tantas pessoas se superando, e eu ali naquela multidão!! Foi dado a largada, e eu corri, dei o meu melhor, senti aquela sensação que só a endorfina nos proporciona…e ao finalizar a prova, descobri que naquele dia nascia uma corredora, não estava ali para competir com ninguém, o desafio era meu, a superação era minha e minha maior adversária era eu mesma… Terminei a corrida em 30 minutos, fiquei realizada em terminar, e não caminhar, em só correr e curtir aquele momento…Descobri que aquilo faria parte da minha vida por muito tempo e acredito que será para sempre, por que correr não é só colocar um tênis e sair por ai… Correr é um estilo de vida, e naquele momento percebi que tinha encontrado meu estilo de vida!! Sim…a corrida me transformou!

Milene Giese nos seus primeiros 5k
Milene Giese nos seus primeiros 5k

Me tornei uma pessoa muito diferente, troquei as noites pelo dia, diminui o consumo de álcool, ganhei mais energia, disposição, fiquei mais disciplinada e procurei uma nutricionista para reeducar minha alimentação, percebi que a partir desse momento, fui perdendo peso de forma correta. Sempre fui magra, mas tinha ali 10kg extras de gordura que foram substituídos por massa magra. Outro grande ganho que a corrida me trouxe, além de perder peso melhorei a minha saúde!!!

O tempo foi passando e claro, novos desafios foram surgindo, os 5km passaram a ser um aquecimento para os treinos maiores, vieram os primeiros 10km, os primeiros 15km e de repente os primeiros 21km. Procurei uma Assessoria em minha cidade, pois queria estar amparada por profissionais da área para fazer treinamentos específicos para essa distância!!!

Em março de 2015 corri minha primeira Meia Maratona, também incentivada por uma amiga que me deu de presente a inscrição, pois jamais tinha passado pela minha cabeça fazer 21km…como as coisas mudam né? Rs… Bom, foi naquele dia que senti uma das melhores sensações da minha vida!!! Não, não é exagero…a corrida faz isso com a gente Sim!! Quando terminei a prova, me senti tão forte, senti que a partir daquele momento eu poderia alcançar qualquer coisa, uma sensação muito boa tomou conta de mim, foi incrível!!! Mas junto com essa sensação de bem estar vieram algumas dores, e confesso que terminei acabada, exausta e muito cansada! Bom, pensei, essa é a primeira, vou treinar mais para mudar esse quadro nas próximas!!!

Mas de repente surgiu uma lesão no joelho… não sei exatamente o que foi, se foram os treinos, uso de tênis inadequado ou falta de fortalecimento correto, só sei que me assustei….fui ao médico, e lá estava eu com condromalácia grau 3.. fiquei com muito medo de ter que parar de correr!! Foi justo na mesma época que decidi iniciar os treinos na montanha!! Mas meu ortopedista disse que meu caso não era grave, eu poderia correr por muitos anos, mas não correr em subidas…Naquele momento optei em abortar os treinos na montanha e me dedicar ao fortalecimento muscular…, comprei um novo tênis, fiz muita fisioterapia e treinos mais planos e curtos e sempre respeitando meu limite… Nessa fase aprendi mais uma lição, a musculação faria parte de minha rotina para sempre…não tinha como escapar, não tinha como faltar, teria que ser levado a sério.

Corrida Cross Run- 10k em junho/2016
Corrida Cross Run- 10k em junho/2016

Com o passar do tempo, a dor foi sumindo, minhas pernas ficaram mais fortes e voltei a correr longas distâncias, participei de mais 2 Meias Maratonas, e na última prova terminei tão bem, tão disposta, tão forte, sem dores nas pernas, no joelho, em nada….e naquele momento pensei…acho que está na hora de me desafiar…e algo que sempre falei que jamais faria, que não era para mim, de repente veio na minha mente…é…quero fazer uma Maratona!!! Como vai ser? Não sei…mas eu quero!!!!

Medo? Sim… o mesmo medo que tive na primeira prova de 5km lá em 2013 quando não corria nem 5 minutinhos…. o mesmo medo que tive em minha primeira prova de 21km em 2015, e tenho certeza que será a mesma sensação em 2017 quando eu estreiar na Maratona!!! Mas sou da seguinte opinião…o medo está aí para nos desafiar. Sei que o treinamento para uma maratona é diferente, requer muita dedicação, mas quando queremos algo, e quando nos dedicamos acredito que tudo é possível!!! O desafio está lançado, a inscrição está feita, agora é treinar muito e me dedicar..Escolhi a Maratona mais linda do Brasil, e em 300 dias estarei lá largando com tantos outros corredores na cidade maravilhosa, no Rio de Janeiro!

Já passei por muitas fases na corrida, já terminei provas me sentindo muito bem, já terminei provas me sentindo muito cansada. Já me superei nos 5km, finalizando em 24 minutos, já tive que abortar uma prova por simplesmente não estar bem no dia… Enfim, corro por que amo correr, no meu tempo, no meu limite!! A corrida é meu hobby, faz parte da minha rotina e é uma energia na qual quero sentir para sempre…por que descobri na corrida uma sensação única, que nunca tinha sentido antes!!!!

One thought on “Descobri na corrida uma sensação única – by Mi Giese”

  1. Mi, que relato lindo, são nesses textos que me inspiro e acredito que vou estar melhor a cada diia!
    Parabéns e que venha os 42k !!!!

Leave a Reply